Seguidores

domingo, 24 de julho de 2016

Trágico em Chaves (Chespirito-Shakespeare-Nietzsche)

"Quico, que vergonha! Imagina o que o seu pai, que está te olhando lá de cima, iria achar disso!" 
"Ou de baixo, né?..."
(Chaves mostrando o trágico)
"Tenho o direito de me considerar o primeiro filósofo trágico – quer dizer, o extremo oposto e o
antípoda exato de um filósofo pessimista. Antes de mim, não se conhece essa transposição do dionisíaco em uma paixão filosófica: falta a sabedoria trágica."
Friedrich Nietzsche
(EH, O Nascimento da tragédia, § 3)



Acredito que a maioria saiba do apelido de Roberto Gomes ser Chespirito (pequeno Shakespeare). A aproximação entre a tragédia e o cômico também se dá na filosofia que se aproxima da tragédia em alguns momentos.
É com Nietzsche que o trágico se resgata (?) diferente de uma visão aristotélica de fundamento da tragédia Nietzsche busca na tragédia uma sabedoria para a vida. A filosofia vinha de um pessimismo, a Europa de certa forma em sua época passava por uma onda niilista (principalmente com os russos) e de certa forma Nietzsche não deixa de esbarrar no niilismo mas busca uma resposta a ele, uma superação. Não há um pessimismo mas ao mesmo tempo não há um otimismo do tipo de vivermos no melhor dos mundos (Leibniz). O mundo é um caos, absurdo e contingência mas...que bom que seja assim (!) é quase um masoquismo, Nietzsche querendo ou não busca o bem viver nesse mundo aceitando o trágico. Conhecer a natureza do mundo  e mesmo assim fazer surgir uma alegria, um júbilo e contentamento. Nietzsche busca responder por novas ideias e valores frente a um mundo sem deus e com um homem longe de ser o centro do universo. A razão acaba sendo apenas uma arma tal qual o tigre tem suas garras.
Na própria vida de Nietzsche algumas tragédias. A sua loucura vinda do terceiro estágio de sífilis e a apropriação de sua obra por sua irmã que o transforma sua guerra intelectual , de pensamento e argumentos contra a cultura judaico cristã em antissemitismo. Logo ele que travou combate com tudo o que veio a ser o nazismo e fascismo família, pátria , tradição. 
Shakespeare tem muitas peças clássicas ligadas em um conceito aristotélico de tragédia, o personagem é dotado de imperfeição , pura e simplesmente. Existe a vontade livre e o mundo que acaba por instituir o trágico, ou seja, é o elemento externo que faz da tragédia uma tragédia por assim dizer.
Chespirito tem suas adaptações como Juleu e Romieta e seu humor clássico e escrita própria que lhe renderam o apelido. O próprio herói de Bolaños tem características falhas com as quais nos identificamos além disso a vila é uma maneira bem humorada de retratar o trágico da condição latino americana com um menino pobre de 8 anos que sempre tem fome cercado por personagens com o mesmo aspecto trágico. Até mesmo o dono da vila passa pela trágica recepção com uma pancada cada vez que chega.




Nenhum comentário:

Postar um comentário